O Partido de Esquerda (Parti de Gauche) na França, Republicano, socialista, internacionalista

lundi 1er juin 2009.
 

Dia 30 de Janeiro de 2009 nasceu oficialmente na França uma nova força política, o Partido de Esquerda (Parti de Gauche, PG).

Republicano, socialista, internacionalista e aberto às novas formas de engajamento nascidas dos movimentos sociais, ecologistas e altermundialistas, o Partido de Esquerda combate o capitalismo e seu modelo neoliberal que provoca em nosso mundo uma das mais graves crises econômico-social- democrático-ambiental da história contemporânea. Ele rompe com as orientações socioliberais e euroliberais que dominam o conjunto da social-democracia européia.

Nosso partido recusa as orientações socioliberais da social-democracia neste momento em que esta, no mundo todo, conduz ao fracasso, seja na Alemanha, no Reino Unido, nos Países Baixos, na Espanha, na América Latina ou na Ásia, seja no seio das instituiçoes européias, como, por exemplo, no Parlamento europeu. Tais orientações socioliberais avalizam a Europa neoliberal e atlantista do Tratado de Lisboa, as alianças políticas pró-centristas, a abstenção diante da direita, a regressão social em curso ou o enfraquecimento do serviço público e recusam-se a pôr em questão o capitalismo e suas consequências mais perversas, como a degradação irremediável de nosso meio-ambiente.

Assim, neste momento em que a promoção e a defesa das idéias republicanas de esquerda têm sido pouco a pouco abandonadas pelo Partido Socialista francês, convertido à cogestão do liberalismo europeu, numerosos militantes e militantes vindos do PS e de outras formações de esquerda decidiram propor a criação do Partido de Esquerda (Parti de Gauche - PG), um partido-confluência, instruído por todas as tradiçoes e por toda a história das esquerdas e, sobretudo, um partido popular, que se vê como um instrumento nas mãos do povo soberano e que pretende governar a favor do interesse geral.

Partido novo, o PG se nutre das culturas políticas advindas do socialismo histórico, da história das lutas operárias e sindicais e das revoltas populares, da contribuição dos combates feministas, antiracistas, ecologistas, laicos e altermundialistas. Mas constitui-se sobretudo como um partido voltado para o futuro, consciente da necessidade de reinventar a esquerda.

Desejamos apresentar publicamente nossa concepção do combate internationalista, republicano e socialista, sem concessões à direita, ao capitalismo e a sua irresponsabilidade destrutora da sociedade humana e do ecossistema. Desejamos submetê-la ao sufrágio universal. Assim como fizeram Oskar Lafontaine e Die Linke na Alemanha, queremos iniciar, com todos os que partilham nossas orientações, a construção desse novo partido que, atento às inovações políticas no mundo, sobretudo na América Latina, apoiar-se-á numa análise dinâmica das relações entre os movimentos sociais e as forças políticas.

Queremos que o Partido de Esquerda seja um partido unitário. Nossa ambição é tornarmo-nos um traço de união a serviço da constituição de uma frente de forças de esquerda, numa linha clara de recusa do Tratado de Lisboa e no interesse da contrução de uma outra Europa.

Seremos uma voz que, no nível internacional, defenderá uma outra concepção das relações entre os povos e as nações no interesse da construção de um mundo multipolar. Uma voz que rejeitará os impasses da Organização Mundial do Comércio, do Fundo Monetário Internacional e dos acordos de livre-câmbio e concertará nossas sociedades, preparando-as contra os choques energéticos e ambientais previsíveis, rejeitando a submissão dos povos aos conflitos armados. Uma voz que terá outras prioridades para o mundo : o respeito das normas da Organização Internacional do Trabalho, a luta contra as doenças abandonadas pelas multinacionais farmacêuticas e contra o analfabestismo, assim como uma mobilização geral por uma verdadeira reforma agrária e uma outra agricultura, sem OGM nem pesticidas e voltada para a autosuficiência alimentar.

Queremos assim que o Partido de Esquerda (Parti de gauche-PG) seja um partido de governo capaz de, com outros e através de uma revolução democrática, pôr a sociedade a serviço de um projeto que vise a mudar a vida tendo como único objetivo o interesse geral e não o interesse particular de alguns privilegiados em nosso país e na Europa. O PG propõe a Repúbica social fundada sobre a soberania popular. Promete uma política ecológica baseada num outro modelo econômico, social e ambiental,oposto ao modelo produtivista.


Signatures: 0
Répondre à cet article

Forum

Date Nom Message